TRABALHO EMOCIONAL E BEM ESTAR: UMA RELAÇÃO IMPORTANTE PARA O CONTEXTO PROFISSIONAL.
Palavras-chave:
Emoções, Trabalho, Bem estarResumo
A compreensão de como os trabalhadores expressam emoções e as regulam numa grande variedade de situações laborais tem se afirmado como tópico relevante nas discussões científicas. O trabalho emocional é entendido como o esforço dos trabalhadores em expressar emoções não espontâneas com o intuito de atender às regras de expressão emocional da organização e da ocupação. O objetivo desse estudo é analisar um modelo conceitual do fenômeno trabalho emocional e a importante relação entre o trabalho emocional e o bem estar. No modelo analisado, o trabalho emocional integra duas facetas. A primeira faceta é o trabalho emocional focado no trabalho, e, a segunda é o trabalho emocional focado no trabalhador. A primeira se refere à percepção das demandas emocionais de trabalho de uma ocupação ou profissão, e a segunda faceta se refere ao uso das estratégias individuais adotadas pelo trabalhador para regular suas emoções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.