ACEITABILIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ENTRE ALUNOS DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO ALTO SERTÃO PARAIBANO
Palavras-chave:
Alimentação escolar, Cardápios, Teste de aceitabilidade.Resumo
A alimentação escolar oferecida mediante o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa ofertar no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias do aluno, ao depender da modalidade de ensino e permanência na escola. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo avaliar, por meio do teste de aceitabilidade, a alimentação escolar de escolares da rede de ensino de um município da Paraíba. Para atingir tal objetivo, foi elaborado um estudo exploratório e transversal com uma amostra de 234 alunos, do pré-escolar ao nono ano do Ensino Fundamental, correspondente a 08 escolas da rede urbana. Foram aplicadas cartelas lúdicas, escala hedônica facial, sendo de fácil compreensão, para alunos do pré-escolar, que avaliaram a expressão facial “5- Adorei”, correspondendo a 32% dos resultados, seguida da expressão “2- Gostei” correspondendo a 41%. O teste de escala hedônica verbal, aplicado aos demais estudantes, foi avaliado como 39,50% como a opção “Adorei” diante dos cardápios. Os dados coletados foram digitados, e convertidos em gráficos no Programa Excel (Microsoft Corp., USA), 2007. Como resultado desse estudo, é necessário implementar ações de educação alimentar e nutricional para valorizar a alimentação servida na escola e construir hábitos saudáveis pelos escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.