FUNÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEXTO HISTÓRICO DA GRÉCIA CLÁSSICA

Autores

  • Pedro Nelson Feliz Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Marcos Pereira dos Santos Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Escola, Grécia clássica, Sociologia dos estabelecimentos escolares, Processo de ensino e aprendizagem, História e Filosofia da Educação.

Resumo

Este ensaio acadêmico-científico tem como objetivo central efetuar algumas análises crítico-reflexivas concernentes à função socioeducativa da escola e suas relações com o contexto histórico da Grécia clássica. Para tanto, as discussões trazidas a lume no corpus textual do presente trabalho são desenvolvidas no contexto de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como base alguns aportes teóricos de cunho essencialmente bibliográfico. A estruturação didático-metodológica deste estudo científico é composta de introdução (breve apresentação da temática abordada), informações sobre a metodologia de investigação científica utilizada em termos de abordagem e tipologia de pesquisa, desenvolvimento da pesquisa científica propriamente dita no que tange aos aportes teóricos estruturantes; subdivididos em duas partes distintas (1ª parte – sociedade, educação e escola como trinômio do processo de ensinar-e-aprender em enlace perfeito; e 2ª parte – apontamentos reflexivos sobre a função socioeducativa da escola e suas relações com o contexto histórico da Grécia clássica), considerações finais (retomada acerca dos pontos-chave pertinentes ao tema em pauta) e, por fim, o referencial bibliográfico devidamente consultado para a elaboração deste estudo científico. Trata-se, portanto, de uma temática atual, polêmica e de capital relevância para melhor se compreender o sentido e o papel da instituição-escola no contexto histórico da Grécia clássica e, em decorrência, sua função socioeducativa na contemporaneidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Nelson Feliz, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental, bacharel em Administração e tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, polo de Ponta Grossa/PR. Bacharelando em Direito pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), campus de Ponta Grossa/PR. E-mail: pedronfeliz@hotmail.com.

  • Marcos Pereira dos Santos, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutor em Teologia com ênfase em Educação Religiosa pela Faculdade de Educação Teológica Fama (FATEFAMA/AP). Professor adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e de tecnologia) e pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial, semipresencial e de educação a distância (EaD) on-line, em Ponta Grossa/PR. E-mail: mestrepedagogo@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

27-04-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FUNÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEXTO HISTÓRICO DA GRÉCIA CLÁSSICA. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 3(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/82