FUNÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEXTO HISTÓRICO DA GRÉCIA CLÁSSICA
Palavras-chave:
Escola, Grécia clássica, Sociologia dos estabelecimentos escolares, Processo de ensino e aprendizagem, História e Filosofia da Educação.Resumo
Este ensaio acadêmico-científico tem como objetivo central efetuar algumas análises crítico-reflexivas concernentes à função socioeducativa da escola e suas relações com o contexto histórico da Grécia clássica. Para tanto, as discussões trazidas a lume no corpus textual do presente trabalho são desenvolvidas no contexto de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como base alguns aportes teóricos de cunho essencialmente bibliográfico. A estruturação didático-metodológica deste estudo científico é composta de introdução (breve apresentação da temática abordada), informações sobre a metodologia de investigação científica utilizada em termos de abordagem e tipologia de pesquisa, desenvolvimento da pesquisa científica propriamente dita no que tange aos aportes teóricos estruturantes; subdivididos em duas partes distintas (1ª parte – sociedade, educação e escola como trinômio do processo de ensinar-e-aprender em enlace perfeito; e 2ª parte – apontamentos reflexivos sobre a função socioeducativa da escola e suas relações com o contexto histórico da Grécia clássica), considerações finais (retomada acerca dos pontos-chave pertinentes ao tema em pauta) e, por fim, o referencial bibliográfico devidamente consultado para a elaboração deste estudo científico. Trata-se, portanto, de uma temática atual, polêmica e de capital relevância para melhor se compreender o sentido e o papel da instituição-escola no contexto histórico da Grécia clássica e, em decorrência, sua função socioeducativa na contemporaneidade.
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