FUNÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEXTO HISTÓRICO DA GRÉCIA CLÁSSICA
Palavras-chave:
Escola, Grécia clássica, Sociologia dos estabelecimentos escolares, Processo de ensino e aprendizagem, História e Filosofia da Educação.Resumo
Este ensaio acadêmico-científico tem como objetivo central efetuar algumas análises crítico-reflexivas concernentes à função socioeducativa da escola e suas relações com o contexto histórico da Grécia clássica. Para tanto, as discussões trazidas a lume no corpus textual do presente trabalho são desenvolvidas no contexto de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como base alguns aportes teóricos de cunho essencialmente bibliográfico. A estruturação didático-metodológica deste estudo científico é composta de introdução (breve apresentação da temática abordada), informações sobre a metodologia de investigação científica utilizada em termos de abordagem e tipologia de pesquisa, desenvolvimento da pesquisa científica propriamente dita no que tange aos aportes teóricos estruturantes; subdivididos em duas partes distintas (1ª parte – sociedade, educação e escola como trinômio do processo de ensinar-e-aprender em enlace perfeito; e 2ª parte – apontamentos reflexivos sobre a função socioeducativa da escola e suas relações com o contexto histórico da Grécia clássica), considerações finais (retomada acerca dos pontos-chave pertinentes ao tema em pauta) e, por fim, o referencial bibliográfico devidamente consultado para a elaboração deste estudo científico. Trata-se, portanto, de uma temática atual, polêmica e de capital relevância para melhor se compreender o sentido e o papel da instituição-escola no contexto histórico da Grécia clássica e, em decorrência, sua função socioeducativa na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.