ROUSSEAU, VIGOTSKI E O PAPEL DO MEDIADOR NA INFÂNCIA: DIFERENÇAS CONCEITUAIS E APROXIMAÇÕES REFLEXIVAS

Autores

  • Rogério Drago Universidade Federal do Estado do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES
  • Emílio Gabriel Universidade Federal do Estado do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES

Palavras-chave:

Rousseau, Vigotski, Papel Mediador, Infância

Resumo

Rousseau e Vigotski são dois dos principais pensadores da educação e dos processos que afetam diretamente o ato de ensino e aprender. Cada um a seu tempo, trouxeram teorizações que reverberam pelo tempo, suscitando novos estudos e análises. Nesse contexto, este artigo investiga o papel do mediador para a educação da criança. Para tanto, parte das teorias de Rousseau e Vigotski, com o objetivo de definir diferenças conceituais e refletir, posteriormente, sobre possíveis aproximações a aplicabilidades na atualidade. O método utilizado no estudo foi a pesquisa bibliográfica, com destaque para os livros I e II da obra Emílio ou da Educação, de Rousseau, obras vigotskianas e demais comentadores dos dois autores abordados. O artigo conclui que, mesmo com as diferenças no enfoque do papel do mediador para a criança, em Rousseau e Vigotski, há que se levar em conta suas contribuições para a educação no século XXI  e valorizar a formação natural e social do indivíduo no atual contexto de hegemonia das tecnologias/ou das novas tecnologias de informação e comunicação social no contexto da educação escolar.

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Publicado

19-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROUSSEAU, VIGOTSKI E O PAPEL DO MEDIADOR NA INFÂNCIA: DIFERENÇAS CONCEITUAIS E APROXIMAÇÕES REFLEXIVAS. (2023). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 8. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/656