ROUSSEAU, VIGOTSKI E O PAPEL DO MEDIADOR NA INFÂNCIA: DIFERENÇAS CONCEITUAIS E APROXIMAÇÕES REFLEXIVAS
Palabras clave:
Rousseau, Vigotski, Papel Mediador, InfânciaResumen
Rousseau e Vigotski são dois dos principais pensadores da educação e dos processos que afetam diretamente o ato de ensino e aprender. Cada um a seu tempo, trouxeram teorizações que reverberam pelo tempo, suscitando novos estudos e análises. Nesse contexto, este artigo investiga o papel do mediador para a educação da criança. Para tanto, parte das teorias de Rousseau e Vigotski, com o objetivo de definir diferenças conceituais e refletir, posteriormente, sobre possíveis aproximações a aplicabilidades na atualidade. O método utilizado no estudo foi a pesquisa bibliográfica, com destaque para os livros I e II da obra Emílio ou da Educação, de Rousseau, obras vigotskianas e demais comentadores dos dois autores abordados. O artigo conclui que, mesmo com as diferenças no enfoque do papel do mediador para a criança, em Rousseau e Vigotski, há que se levar em conta suas contribuições para a educação no século XXI e valorizar a formação natural e social do indivíduo no atual contexto de hegemonia das tecnologias/ou das novas tecnologias de informação e comunicação social no contexto da educação escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.