SINGULARIDADE E PLURALIDADE DA PEDAGOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL ENSINO-APRENDIZAGEM: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TEMAS PEDAGÓGICOS URGENTES E EMERGENTES
Palavras-chave:
Educação escolar e universitária, Pedagogia, Processo ensinoaprendizagemResumo
Este artigo científico, de abordagem metodológica qualitativa de pesquisa e fundamentado em referenciais teóricos bibliográficos e eletrônicos, tem como objetivo principal trazer a lume a singularidade e pluralidade da Pedagogia no contexto educacional ensino-aprendizagem, efetuando assim reflexões críticas acerca de temáticas pedagógicas urgentes e emergentes. Didaticamente estruturado em três partes distintas, porém complementares, o estudo em questão busca investigar: (i) Pedagogia (não) científica: filologia e conceituações; (ii) Pedagogias de ensino-aprendizagem, tendências pedagógicas, pedagogização e pedagogismo educacional: breves notas; e (iii) (Organização do) trabalho pedagógico, (equipe de) coordenação pedagógica, reuniões pedagógicas, saberes pedagógicos e teorias/práticas pedagógicas: alguns enlaces. Nas considerações finais, em última instância, são realizados apontamentos gerais alusivos ao tema em pauta, visando reiterar aspectos epistemológico-pedagógicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.