SINGULARIDADE E PLURALIDADE DA PEDAGOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL ENSINO-APRENDIZAGEM: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TEMAS PEDAGÓGICOS URGENTES E EMERGENTES

Autores/as

  • Marcos Pereira dos Santos Faculdade Rhema - FACUR, Arapongas, PR

Palabras clave:

Educação escolar e universitária, Pedagogia, Processo ensinoaprendizagem

Resumen

Este artigo científico, de abordagem metodológica qualitativa de pesquisa e fundamentado em referenciais teóricos bibliográficos e eletrônicos, tem como objetivo principal trazer a lume a singularidade e pluralidade da Pedagogia no contexto educacional ensino-aprendizagem, efetuando assim reflexões críticas acerca de temáticas pedagógicas urgentes e emergentes. Didaticamente estruturado em três partes distintas, porém complementares, o estudo em questão busca investigar: (i) Pedagogia (não) científica: filologia e conceituações; (ii) Pedagogias de ensino-aprendizagem, tendências pedagógicas, pedagogização e pedagogismo educacional: breves notas; e (iii) (Organização do) trabalho pedagógico, (equipe de) coordenação pedagógica, reuniões pedagógicas, saberes pedagógicos e teorias/práticas pedagógicas: alguns enlaces. Nas considerações finais, em última instância, são realizados apontamentos gerais alusivos ao tema em pauta, visando reiterar aspectos epistemológico-pedagógicos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

08-02-23

Cómo citar

SINGULARIDADE E PLURALIDADE DA PEDAGOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL ENSINO-APRENDIZAGEM: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TEMAS PEDAGÓGICOS URGENTES E EMERGENTES. (2023). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 7. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/651