O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE SOCIAL URBANA EM COMUNIDADES LATINO-AMERICANAS

Autores

  • Javiera Andrea Rojas del Rio Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Diego Felipe Borges de Amorim Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Resumo

A concepção de sociedades essencialmente sustentáveis deve emergir do equilíbrio do tripé de desenvolvimento sustentável - ambiental, econômico e social. O termo social que considera os elementos culturais e históricos que formam as comunidades, e todas as suas diversidades e as suas particularidades, revela um conceito emergente conhecido como Sócio Sustentabilidade Urbana (SSU). A presente pesquisa, com foco em comunidades latino-americanas, tem como objetivo aprofundar o entendimento da SSU como um "processo de aprendizagem civil" ao propor um framework teórico baseado em três teorias de aprendizagem – individual, organizacional e social, integradas na busca por um entendimento e avaliação mais profundos sobre o complexo conceito da sustentabilidade urbana. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa do tipo teórica, o framework proposto relacionou alguns exemplos de projetos de SSU implementados em comunidades urbanas sustentáveis à luz do conceito de SSU e das três teorias de aprendizagem descritas. Concluiu-se que a relação dos aspectos comportamentais que promovem a SSU são característicos ao equilíbrio do tripé sutentável, e que a natureza cíclica do processo revisa e regenera, continuamente, princípios e valores decorrentes do questionamento sobre as práticas, as quais têm como objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão, que se torna protagonista nesse cenário.

PALAVRAS-CHAVE: Sócio Sustentabilidade Urbana. Teorias de aprendizagem. Comunidades urbanas latino-americanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Javiera Andrea Rojas del Rio, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Av. Paulo da Gama, 110, bairro farroupilha, Porto Alegre (RS), Brasil, javierarojasdelrio@gmail.com;

  • Diego Felipe Borges de Amorim, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Técnico Administrativo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rua Dom Pedro, 597, bairro Centro, Esteio(RS), Brasil, diego-amorim@fgtas.rs.gov.br.

Downloads

Publicado

20-04-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE SOCIAL URBANA EM COMUNIDADES LATINO-AMERICANAS. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 2(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/58