O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE SOCIAL URBANA EM COMUNIDADES LATINO-AMERICANAS
Abstract
A concepção de sociedades essencialmente sustentáveis deve emergir do equilíbrio do tripé de desenvolvimento sustentável - ambiental, econômico e social. O termo social que considera os elementos culturais e históricos que formam as comunidades, e todas as suas diversidades e as suas particularidades, revela um conceito emergente conhecido como Sócio Sustentabilidade Urbana (SSU). A presente pesquisa, com foco em comunidades latino-americanas, tem como objetivo aprofundar o entendimento da SSU como um "processo de aprendizagem civil" ao propor um framework teórico baseado em três teorias de aprendizagem – individual, organizacional e social, integradas na busca por um entendimento e avaliação mais profundos sobre o complexo conceito da sustentabilidade urbana. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa do tipo teórica, o framework proposto relacionou alguns exemplos de projetos de SSU implementados em comunidades urbanas sustentáveis à luz do conceito de SSU e das três teorias de aprendizagem descritas. Concluiu-se que a relação dos aspectos comportamentais que promovem a SSU são característicos ao equilíbrio do tripé sutentável, e que a natureza cíclica do processo revisa e regenera, continuamente, princípios e valores decorrentes do questionamento sobre as práticas, as quais têm como objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão, que se torna protagonista nesse cenário.
PALAVRAS-CHAVE: Sócio Sustentabilidade Urbana. Teorias de aprendizagem. Comunidades urbanas latino-americanas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.