O DITO, O ESCRITO E O FEITO ... : PANORAMA DAS FUNÇÕES DO ESCRAVO “PEDAGOGO” AO PEDAGOGO “GENERALISTA” NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Marcos Pereira dos Santos Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Resumo

Este artigo científico tem como principal objetivo apresentar uma visão panorâmica acerca das funções do escravo “pedagogo”, do pedagogo “especialista” e do pedagogo “generalista” na história da educação escolar ocidental do passado e do presente. Para tanto, discorremos inicialmente sobre a gênese da pedagogia da Pedagogia e o papel dos mestres-preceptores na Antiguidade ocidental. Na sequência, traz-se a lume considerações referentes ao surgimento histórico e às atribuições educacionais dos pedagogos stricto sensu no Brasil nas décadas de 1960 a 1980. Por fim, são realizados alguns apontamentos concernentes aos encargos dos pedagogos lato sensu na escola brasileira a partir do ano de 1990 até os dias atuais. Debater e refletir criticamente sobre essas questões é de fundamental importância para se compreender o processo de construção histórica da identidade profissional dos pedagogos no Brasil, uma vez que existem vários pontos de convergência e divergência entre o que é dito, escrito e feito em relação a essa temática, ainda bastante polêmica e complexa nos dias atuais.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Escravo “pedagogo”. “Especialistas” em educação. Pedagogo “generalista”. Educação histórica.

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Biografia do Autor

  • Marcos Pereira dos Santos, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Pós-doutorando em Educação Religiosa, área de concentração “Religião e Cultura”, linha de pesquisa “Cultura e Sistemas Simbólicos”, pelo Seminário Interdenominacional de Educação Teológica Kerigma Didache (SETEAD) – Brasília/DF. Professor adjunto da Faculdade Modelo (FACMOD), junto a cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e pós-graduação lato sensu, em Curitiba/PR. Endereço eletrônico: mestrepedagogo@yahoo.com.br

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Publicado

20-04-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DITO, O ESCRITO E O FEITO ... : PANORAMA DAS FUNÇÕES DO ESCRAVO “PEDAGOGO” AO PEDAGOGO “GENERALISTA” NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 2(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/56