O DITO, O ESCRITO E O FEITO ... : PANORAMA DAS FUNÇÕES DO ESCRAVO “PEDAGOGO” AO PEDAGOGO “GENERALISTA” NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Abstract
Este artigo científico tem como principal objetivo apresentar uma visão panorâmica acerca das funções do escravo “pedagogo”, do pedagogo “especialista” e do pedagogo “generalista” na história da educação escolar ocidental do passado e do presente. Para tanto, discorremos inicialmente sobre a gênese da pedagogia da Pedagogia e o papel dos mestres-preceptores na Antiguidade ocidental. Na sequência, traz-se a lume considerações referentes ao surgimento histórico e às atribuições educacionais dos pedagogos stricto sensu no Brasil nas décadas de 1960 a 1980. Por fim, são realizados alguns apontamentos concernentes aos encargos dos pedagogos lato sensu na escola brasileira a partir do ano de 1990 até os dias atuais. Debater e refletir criticamente sobre essas questões é de fundamental importância para se compreender o processo de construção histórica da identidade profissional dos pedagogos no Brasil, uma vez que existem vários pontos de convergência e divergência entre o que é dito, escrito e feito em relação a essa temática, ainda bastante polêmica e complexa nos dias atuais.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Escravo “pedagogo”. “Especialistas” em educação. Pedagogo “generalista”. Educação histórica.
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