DENSIDADE DE SEMEADURA E ÉPOCAS DE CORTE DE AVEIA-PRETA PARA O SISTEMA PLANTIO DIRETO DE ALFACE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
O uso de plantas de cobertura em pré-cultivo à cultura da alface representa, de imediato, redução de receita para o produtor, dado o tempo requerido para a formação de quantidade de palha necessária para cobertura satisfatória do solo. Desta forma, o estudo de densidades de semeadura e épocas de corte de plantas de cobertura torna-se imprescindível para reduzir o tempo para formação de uma palhada suficiente para a cobertura do solo. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar diferentes densidades de semeadura e épocas de corte de aveia-preta que proporcione maior produção de biomassa de matéria seca em menor tempo de cultivo para o sistema plantio direto de alface. O experimento foi instalado na época de outono-inverno, seguindo um esquema de parcelas subdivididas no tempo com quatro densidades de semeadura de aveia-preta nas parcelas: 60, 80, 100 e 120 Kg ha-1, e quatro épocas de corte nas subparcelas: 40, 60, 80 e 100 dias após a semeadura, disposto em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliadas as produções de biomassa da matéria fresca e seca em cada época de corte. O aumento na densidade de semeadura de 60 para 120 kg ha-1 não influenciou a produtividade de biomassa da matéria fresca e seca da aveia-preta. Entretanto, permitiu reduzir em 10 dias o tempo de cultivo para produção de 6,0 t ha-1.
PALAVRAS-CHAVE: Avena strigosa Schreb. Biomassa Seca. Cobertura do solo. Espírito Santo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.