DENSIDADE DE SEMEADURA E ÉPOCAS DE CORTE DE AVEIA-PRETA PARA O SISTEMA PLANTIO DIRETO DE ALFACE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Abstract
O uso de plantas de cobertura em pré-cultivo à cultura da alface representa, de imediato, redução de receita para o produtor, dado o tempo requerido para a formação de quantidade de palha necessária para cobertura satisfatória do solo. Desta forma, o estudo de densidades de semeadura e épocas de corte de plantas de cobertura torna-se imprescindível para reduzir o tempo para formação de uma palhada suficiente para a cobertura do solo. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar diferentes densidades de semeadura e épocas de corte de aveia-preta que proporcione maior produção de biomassa de matéria seca em menor tempo de cultivo para o sistema plantio direto de alface. O experimento foi instalado na época de outono-inverno, seguindo um esquema de parcelas subdivididas no tempo com quatro densidades de semeadura de aveia-preta nas parcelas: 60, 80, 100 e 120 Kg ha-1, e quatro épocas de corte nas subparcelas: 40, 60, 80 e 100 dias após a semeadura, disposto em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliadas as produções de biomassa da matéria fresca e seca em cada época de corte. O aumento na densidade de semeadura de 60 para 120 kg ha-1 não influenciou a produtividade de biomassa da matéria fresca e seca da aveia-preta. Entretanto, permitiu reduzir em 10 dias o tempo de cultivo para produção de 6,0 t ha-1.
PALAVRAS-CHAVE: Avena strigosa Schreb. Biomassa Seca. Cobertura do solo. Espírito Santo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.