UMA REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELOS SURDOS BRASILEIROS
Palavras-chave:
Audição., Surdez., Língua de Sinais., Acesso aos serviços de saúde.Resumo
A Língua Brasileira de Sinais é a língua natural da comunidade surda brasileira e possibilita às pessoas com perdas auditivas, a comunicação. Na Constituição de 1988 têm-se estabelecido a saúde como direito de todos, porém, uma das dificuldades prevalentes no acesso à saúde pelo surdo é a comunicação com os profissionais. Realizou-se uma revisão na literatura com o intuito de promover uma reflexão acerca da acessibilidade para os surdos com relação aos serviços de saúde. A barreira linguística entre surdos e profissionais da saúde ainda compromete o acesso, assim como a possibilidade de desenvolver a autonomia nos atendimentos. Mesmo com medidas como o Projeto de Lei 535/2015, o surdo não é assistido integralmente. A sensibilização e a capacitação dos profissionais bem como a transposição de conteúdos relativos à promoção de saúde podem ser ferramentas eficazes para favorecerem a verdadeira acessibilidade aos serviços de saúde, pela comunidade surda.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.