UMA REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELOS SURDOS BRASILEIROS
Keywords:
Audição., Surdez., Língua de Sinais., Acesso aos serviços de saúde.Abstract
A Língua Brasileira de Sinais é a língua natural da comunidade surda brasileira e possibilita às pessoas com perdas auditivas, a comunicação. Na Constituição de 1988 têm-se estabelecido a saúde como direito de todos, porém, uma das dificuldades prevalentes no acesso à saúde pelo surdo é a comunicação com os profissionais. Realizou-se uma revisão na literatura com o intuito de promover uma reflexão acerca da acessibilidade para os surdos com relação aos serviços de saúde. A barreira linguística entre surdos e profissionais da saúde ainda compromete o acesso, assim como a possibilidade de desenvolver a autonomia nos atendimentos. Mesmo com medidas como o Projeto de Lei 535/2015, o surdo não é assistido integralmente. A sensibilização e a capacitação dos profissionais bem como a transposição de conteúdos relativos à promoção de saúde podem ser ferramentas eficazes para favorecerem a verdadeira acessibilidade aos serviços de saúde, pela comunidade surda.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.