O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA NA COMPREENSÃO DE ÉTICA E BIOÉTICA. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS MESTRANDOS DE PSICOLOGIA E SAÚDE
Palavras-chave:
Ética., Bioética., Psicologia e Saúde., Multidisciplinar., Métodos Pedagógicos.Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido com alunos do programa de pós-graduação multidisciplinar stricto senso de Psicologia e Saúde da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto, na disciplina de ética e bioética. O objetivo do trabalho foi compreender a visão de ética e bioética individual e em grupo, usando metodologias ativas dentro da disciplina ofertada pelo programa. Participaram do grupo 25 profissionais ambos os sexos, de diversas áreas sendo Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição, Arquitetura, Fisioterapia, Biologia, Direito e Medicina. As práticas foram propostas em período de aula ao longo do semestre letivo, utilizando de interações reflexivas individuas e em grupos, associados a vários recursos didáticos tendo como principal análise, sintetização e associação de palavras exploradas aos níveis de estereótipos criados ao longo da disciplina. Com base nos temas trabalhados de ética e bioética por meio de práticas ativas, ampliou-se os olhares para a prática da bioética, com foco nas pesquisas a serem desenvolvidas ao longo do programa de mestrado. Desta forma, a disciplina ofertada se fez fundamental para quebra de paradigmas no contexto amplo em saúde, bem como os métodos ativos de ensino-aprendizagem utilizados na construção deste conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.