O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA NA COMPREENSÃO DE ÉTICA E BIOÉTICA. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS MESTRANDOS DE PSICOLOGIA E SAÚDE

Autores/as

  • Tiago Moreno Lopes Roberto Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Lígia Maria da Silva Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Thais Pamela Portolani Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Jussara Pamela Portolani Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Ética., Bioética., Psicologia e Saúde., Multidisciplinar., Métodos Pedagógicos.

Resumen

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido com alunos do programa de pós-graduação multidisciplinar stricto senso de Psicologia e Saúde da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto, na disciplina de ética e bioética. O objetivo do trabalho foi compreender a visão de ética e bioética individual e em grupo, usando metodologias ativas dentro da disciplina ofertada pelo programa. Participaram do grupo 25 profissionais ambos os sexos, de diversas áreas sendo Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição, Arquitetura, Fisioterapia, Biologia, Direito e Medicina. As práticas foram propostas em período de aula ao longo do semestre letivo, utilizando de interações reflexivas individuas e em grupos, associados a vários recursos didáticos tendo como principal análise, sintetização e associação de palavras exploradas aos níveis de estereótipos criados ao longo da disciplina. Com base nos temas trabalhados de ética e bioética por meio de práticas ativas, ampliou-se os olhares para a prática da bioética, com foco nas pesquisas a serem desenvolvidas ao longo do programa de mestrado. Desta forma, a disciplina ofertada se fez fundamental para quebra de paradigmas no contexto amplo em saúde, bem como os métodos ativos de ensino-aprendizagem utilizados na construção deste conhecimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Professor e Coordenador de Gestão de Recursos Humanos Faculdade FUTURA, tiago.moreno@faculdadefutura.com.br; R: Patrícia Rodrigues Fontes nº805 ap.403-Bairro: Rios Di Itália- São Jose do Rio Preto/SP

  • Lígia Maria da Silva, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Coordenadora de Projetos Educacionais (SENAC SP). p_sicoli@hotmail.com; Rua Peixoto Gomide, 281 – Bairro: Jardim Paulista -São Paulo/SP.

  • Thais Pamela Portolani, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Psicóloga na Fundação Casa Sertãozinho. Thaisportolani.tpp@gmail.com; R:Eduardo Antônio nº388, Bairro: Jd bom sucesso, Sertãozinho.

  • Jussara Pamela Portolani, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP), jussara-castroo@hotmail.com R: Saldanha Marinho nº 2452- Bairro Boa Vista- São Jose do Rio Preto/SP.

Publicado

12-05-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA NA COMPREENSÃO DE ÉTICA E BIOÉTICA. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS MESTRANDOS DE PSICOLOGIA E SAÚDE. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 5(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/191