A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS AVANÇOS LEGAIS, DOCUMENTAIS E CONCEITUAIS NO PERÍODO DE 1995 A 2002

Autores

  • Márcia Maria Ferrari Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Thiago de Aquino Mozer Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Yasmin Rocha dos Santos Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Educação Especial., Educação Inclusiva., Avanços Legais., Conceituais, documentais.

Resumo

Fruto de pesquisa bibliográfica, este trabalho busca percorrer os marcos históricos e as políticas públicas referentes à Educação Especial no Brasil, situadas no período compreendido entre 1995 a 2002. O texto destaca as concepções e os principais documentos e diretrizes norteadoras, implementadas em nível federal, que sistematizam o atendimento escolar destinado aos alunos público-alvo da Educação Especial, na tentativa de observar a dinâmica de desenvolvimento dessa modalidade de ensino. Como resultado, constata-se inúmeras conquistas e avanços, especialmente no aspecto legal. Entretanto, registra-se a persistência de limitações e desafios no que se refere à garantia do direito a uma educação de qualidade para esse público.

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Biografia do Autor

  • Márcia Maria Ferrari, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre. Especialista em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG e em Psicopedagogia, pela FIJ - Faculdades Integradas De Jacarepaguá - RJ. E-mail: marciaferrari120@hotmail.com;

  • Thiago de Aquino Mozer, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade Saberes. Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Especialista em Estudos da Linguagem pela Faculdade Saberes. E-mail: td.mozer@gmail.com;

  • Yasmin Rocha dos Santos, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio José de Souza Herdy (UNIGRANRIO). Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV). E-mail: simplyyasmin@gmail.com

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Publicado

11-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS AVANÇOS LEGAIS, DOCUMENTAIS E CONCEITUAIS NO PERÍODO DE 1995 A 2002. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(ESPECIAL). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/184