DO ESTRANHAMENTO AO PERTENCIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO COMPARTILHADA

Autores

  • Margareth Aparecida e Silva Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Rosemere Rebolo Barbosa Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Gestão compartilhada, Participação, Mudança.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de uma gestão compartilhada bem sucedida, desenvolvida na Escola Municipal do Ensino Fundamental Nagib Meleip, no Município de Marataízes, no Estado do Espírito Santo, por uma professora que assumiu o cargo de gestora em processo eletivo e mudou a realidade do ambiente escolar. A experiência inicialmente movida por vivências anteriores aprendidas ao longo da trajetória profissional da professora ganhou ressignificação de caráter científico na medida em que estas vivências foram confrontadas e conformadas com teorias relativas à temática da gestão, no Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, UFES, no ano de 2014/2015. O exercício de resignificação da experiência foi movido pelo diálogo com os autores Heloíssa Lück, José Carlos Libâneo e Henrique Paro, essencialmente na perspecitiva de delinear o conceito de gestão compartilhada e como este se constitui como prática de aprendizagem mais do que uma prescrição teórica que deve ser seguida. Encontrou-se na interceção entre teoria e prática da gestão o reconhecimento da formação em serviço, por meio da valorização do ser humano e da sua capacidade de assumir responsabilidades e compromisso. A gestora em questão será aqui identificada como professora gestora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Margareth Aparecida e Silva, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestre em educação (2010/UFES), Pós-Graduada em Ciências Humanas e Desenvolvimento Regional (2005/UFES), Graduada e licenciada em Ciências Sociais (1996), Capacitação em Educação em Direitos Humanos (2007) – UFES. Artista das Artes Cênicas (MT 54/1994); e-mail: margamaia@hotmail.com.

  • Rosemere Rebolo Barbosa, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica (2015-UFES), Pós-Graduada em Educação Inclusiva (CESAP/2000), Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial (SÃO CAMILO/1993), Pós-Graduada em Psicanálise e Filosofia (UFES/2013) e Graduada em Pedagogia (UVA-RJ/1985).

Downloads

Publicado

29-04-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DO ESTRANHAMENTO AO PERTENCIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO COMPARTILHADA. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 3(3). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/102