DO ESTRANHAMENTO AO PERTENCIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO COMPARTILHADA
Palabras clave:
Gestão compartilhada, Participação, Mudança.Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de uma gestão compartilhada bem sucedida, desenvolvida na Escola Municipal do Ensino Fundamental Nagib Meleip, no Município de Marataízes, no Estado do Espírito Santo, por uma professora que assumiu o cargo de gestora em processo eletivo e mudou a realidade do ambiente escolar. A experiência inicialmente movida por vivências anteriores aprendidas ao longo da trajetória profissional da professora ganhou ressignificação de caráter científico na medida em que estas vivências foram confrontadas e conformadas com teorias relativas à temática da gestão, no Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, UFES, no ano de 2014/2015. O exercício de resignificação da experiência foi movido pelo diálogo com os autores Heloíssa Lück, José Carlos Libâneo e Henrique Paro, essencialmente na perspecitiva de delinear o conceito de gestão compartilhada e como este se constitui como prática de aprendizagem mais do que uma prescrição teórica que deve ser seguida. Encontrou-se na interceção entre teoria e prática da gestão o reconhecimento da formação em serviço, por meio da valorização do ser humano e da sua capacidade de assumir responsabilidades e compromisso. A gestora em questão será aqui identificada como professora gestora.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.