ANÁLISE DA FALA E DA PRÁXIS DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS
Palabras clave:
Games, Brincadeiras, Aprendizagem, Desenvolvimento, Educação Infantil.Resumen
Este artigo se propõe a analisar a importância dos jogos e das brincadeiras nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças matriculadas na educação infantil, pois acreditamos que elas precisam de intervenções pedagógicas que visam ampliar as possibilidades na construção do seu conhecimento. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa exploratória por meio da aplicação de questionários e da observação não participante, acompanhando a prática de uma docente nas atividades de jogos e brincadeiras. Como sustentação teórica, nos baseamos nos pressupostos de Vigotski, Kishimoto e Wallon, porque esses autores mostram apontamentos relevantes acerca da importância das interações e mediações no processo de desenvolvimento das crianças. Examinamos nas leituras e na observação a relação do docente como mediador nas brincadeiras e jogos, ou seja, na sua práxis educativa. Sendo assim, consideramos que os docentes precisam rever suas práticas para essa realidade e proporcionar às crianças um aprendizado adequado por meio do brincar. Como resultados desse estudo é importante ressaltar que jogos e brincadeiras são instrumentos pedagógicos fundamentais de grande importância para o desenvolvimento da criança. Nesse ínterim, necessitam ser trabalhados com uma finalidade pedagógica e um planejamento adequado, para que, além de estarem presentes nos discursos dos professores de educação infantil, também se efetivem nas práxis docentes, a partir do planejamento, execução e avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.
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