ANÁLISE DA FALA E DA PRÁXIS DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS

Autores

  • Andréia Paiva Gomes de Moraes Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Fernanda Andrade Lóss Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Games, Brincadeiras, Aprendizagem, Desenvolvimento, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a importância dos jogos e das brincadeiras nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças matriculadas na educação infantil, pois acreditamos que elas precisam de intervenções pedagógicas que visam ampliar as possibilidades na construção do seu conhecimento. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa exploratória por meio da aplicação de questionários e da observação não participante, acompanhando a prática de uma docente nas atividades de jogos e brincadeiras. Como sustentação teórica, nos baseamos nos pressupostos de Vigotski, Kishimoto e Wallon, porque esses autores mostram apontamentos relevantes acerca da importância das interações e mediações no processo de desenvolvimento das crianças. Examinamos nas leituras e na observação a relação do docente como mediador nas brincadeiras e jogos, ou seja, na sua práxis educativa. Sendo assim, consideramos que os docentes precisam rever suas práticas para essa realidade e proporcionar às crianças um aprendizado adequado por meio do brincar. Como resultados desse estudo é importante ressaltar que jogos e brincadeiras são instrumentos pedagógicos fundamentais de grande importância para o desenvolvimento da criança. Nesse ínterim, necessitam ser trabalhados com uma finalidade pedagógica e um planejamento adequado, para que, além de estarem presentes nos discursos dos professores de educação infantil, também se efetivem nas práxis docentes, a partir do planejamento, execução e avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Paiva Gomes de Moraes, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em pedagogia pela faculdade Multivix-ES. E-mail: andreiapaiva1hotmail.com;

  • Fernanda Andrade Lóss, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em pedagogia pela faculdade Multivix- ES. E-mail: fernanda_andradel@hotmail.com;

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Professor do curso de pedagogia da faculdade Multivix-Cariacica/ES. Doutorando em Educação, PPGE – UFES. Mestre em Educação, PPGE- UFES. Especialista em Educação Inclusiva. Pesquisador do GEPEI- UFES. Endereço: R. Treze de maio, 40, Campo Grande, Cariacica, ES, 29146-480. E-mail: michellpedruzzi@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

27-04-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DA FALA E DA PRÁXIS DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 3(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/93