A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA INSERIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Ana Caroline Pereira dos Santos Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Kerly Bondi Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Afetividade, Aprendizagem, Educação infantil, Desenvolvimento.

Resumen

Este estudo trata da contribuição da afetividade no desenvolvimento da criança que está inserida na educação infantil. Entende-se, a partir de estudos de Wallon, que o processo educativo quando realizado junto com a afetividade proporciona uma maior amplitude de desenvolvimento na criança, assim, possibilita meios para que ela se sinta segura em busca da sua identidade. Para analisar a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, foram desenvolvidas atividades por meio de um projeto intitulado “Buscando o afeto”, por meio do qual se buscou a melhoria das relações interpessoais na sala de aula. Portanto, esse trabalho objetiva compreender de que maneira o vínculo afetivo no espaço escolar pode possibilitar o desenvolvimento da criança que está inserida na educação infantil de 0 a 5 anos. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi o relato de experiência alicerçado nos conceitos e pressupostos de Larrosa. O referencial teórico utilizado foi Henri Wallon para abordar os estudos sobre afetividade. Como resultado deste trabalho, elencamos a melhoria das relações de interação, enaltecendo o valor afetivo e social, por meio de um ensino de qualidade pautado na afetividade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Caroline Pereira dos Santos, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em Pedagogia- Faculdade Multivix, E-mail: anacarolinepsantos@gmail.com;

  • Kerly Bondi, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em Pedagogia- Faculdade Multivix, E-mail: kerly_ninha@hotmail.com ;

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutorando em Educação – PPGE – UFES. Mestre em Educação – PPGE- UFES. Especialista em Educação Inclusiva e Gestão escolar integrada. Pesquisador do GEPEI- UFES. Professor da Faculdade Multivix-ES. Endereço: R. Treze de Maio, 40 – Campo Grande, Cariacica – ES, 29146-480. E-mail: michellpedruzzi@yahoo.com.br.

Publicado

27-04-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA INSERIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 3(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/91