A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA INSERIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Afetividade, Aprendizagem, Educação infantil, Desenvolvimento.Resumen
Este estudo trata da contribuição da afetividade no desenvolvimento da criança que está inserida na educação infantil. Entende-se, a partir de estudos de Wallon, que o processo educativo quando realizado junto com a afetividade proporciona uma maior amplitude de desenvolvimento na criança, assim, possibilita meios para que ela se sinta segura em busca da sua identidade. Para analisar a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, foram desenvolvidas atividades por meio de um projeto intitulado “Buscando o afeto”, por meio do qual se buscou a melhoria das relações interpessoais na sala de aula. Portanto, esse trabalho objetiva compreender de que maneira o vínculo afetivo no espaço escolar pode possibilitar o desenvolvimento da criança que está inserida na educação infantil de 0 a 5 anos. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi o relato de experiência alicerçado nos conceitos e pressupostos de Larrosa. O referencial teórico utilizado foi Henri Wallon para abordar os estudos sobre afetividade. Como resultado deste trabalho, elencamos a melhoria das relações de interação, enaltecendo o valor afetivo e social, por meio de um ensino de qualidade pautado na afetividade.
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