A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA INSERIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Afetividade, Aprendizagem, Educação infantil, Desenvolvimento.Abstract
Este estudo trata da contribuição da afetividade no desenvolvimento da criança que está inserida na educação infantil. Entende-se, a partir de estudos de Wallon, que o processo educativo quando realizado junto com a afetividade proporciona uma maior amplitude de desenvolvimento na criança, assim, possibilita meios para que ela se sinta segura em busca da sua identidade. Para analisar a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, foram desenvolvidas atividades por meio de um projeto intitulado “Buscando o afeto”, por meio do qual se buscou a melhoria das relações interpessoais na sala de aula. Portanto, esse trabalho objetiva compreender de que maneira o vínculo afetivo no espaço escolar pode possibilitar o desenvolvimento da criança que está inserida na educação infantil de 0 a 5 anos. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi o relato de experiência alicerçado nos conceitos e pressupostos de Larrosa. O referencial teórico utilizado foi Henri Wallon para abordar os estudos sobre afetividade. Como resultado deste trabalho, elencamos a melhoria das relações de interação, enaltecendo o valor afetivo e social, por meio de um ensino de qualidade pautado na afetividade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.