ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE UMA BARRA DE CEREAIS A BASE DE PIPOCA DE SORGO (Sorghum bicolor L.)
Palabras clave:
Sorgo bicolor L, Nutrição, escala hedônica.Resumen
As barras de cereais são alimentos práticos, de fácil consumo, que requerem pouco preparo e que têm apresentado um rápido crescimento no mercado. O sorgo, no Brasil, é utilizado basicamente para ração animal com grande potencial para uso também na alimentação humana. Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma barra de cereais à base de pipoca de sorgo. As formulações foram feitas na planta piloto da UNI-BH, utilizando-se os ingredientes: açúcar invertido, açúcar mascavo, lecitina de soja, gordura vegetal hidrogenada, aveia em flocos, banana desidratada, canela em pó, flocos de arroz e pipoca de sorgo (BRS 309). A aceitação do produto foi avaliada por 54 consumidores, quanto ao sabor, à cor e à textura, por meio de escala hedônica de nove pontos variando de 1 (desgostei extremamente) a 9 (gostei extremamente). Obtiveram-se médias de 7,92; 7,75 e 7,38 para os atributos sabor, textura e cor, respectivamente. Verificou-se que a barra de cereais à base de sorgo analisada foi aceita em 100% dos casos quanto ao atributo sabor e em 92,5% e 96,3%, quanto aos atributos cor e textura, respectivamente. Resultados demonstram grande possibilidade de inserção, no mercado, de barras de cereais elaboradas com pipoca de sorgo, estimulando o aumento do consumo desse cereal na alimentação humana.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.