NÚMERO DE FRUTOS PARA DETERMINAR O TAMANHO DE AMOSTRA PARA AVALIAR CARACTERÍSTICAS DE TANGERINA UTILIZANDO OS MÉTODOS BOOTSTRAP E REGRESSÃO LINEAR COM RESPOSTA A PLATÔ
Palabras clave:
Erro de estimação, Dimensionamento amostral, Simulação, Planejamento experimental.Resumen
Nos experimentos agrícolas, os pesquisadores devem definir o número mínimo de dados necessário para determinar o tamanho de amostra, visando aumentar a precisão experimental. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo determinar o número mínimo de frutos para dimensionar amostras e determinar os tamanhos de amostras em função dos erros de estimação de 1 a 10%, para avaliar características de tangerina Ponkan (Citrus reticulata Blanco). O trabalho foi conduzido no laboratório de alimentos do Ifes, onde foram mensuradas características de 120 frutos de tangerina Ponkan. O número mínimo de frutos necessários para dimensionar amostras em função dos erros de estimação, foi obtido utilizando os métodos de bootstrap e do modelo de regressão linear com resposta a platô. O dimensionamento amostral foi calculado utilizando a distribuição t de Student, a estimativa da variância e o erro de estimação. São necessários pelo menos 99, 97, 98, 113, 95, 95, 97, 95, 97 e 96 frutos de tangerina Ponkan, respectivamente, para determinar os tamanhos de amostras em função dos erros de estimação, para as características diâmetro de fruto, altura de fruto, massa de fruto, massa de suco, rendimento de suco, pH, SST, ATT, Ratio e vitamina C. Os tamanhos das amostras para as características diâmetro de fruto, altura de fruto, massa de fruto, massa de suco, rendimento de suco, pH, SST, ATT, ratio e vitamina C, variaram, respectivamente, de 152, 489, 457, 1327, 895, 47, 305, 818, 979 e 1045 frutos para o erro de estimação de 1% até 2, 5, 5, 14, 9, 1, 4, 9, 10 e 11 frutos para o erro de 10%.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.