HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL: INTEGRAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Palabras clave:
Ciências, Matemática, Interdisciplinaridade, Qualidade de vida.Resumen
A agricultura convencional se baseia na utilização de agrotóxicos, os quais podem causar grande dano ao ambiente e às pessoas, quando mal utilizados. Aliar a preservação do meio ambiente a uma alimentação mais saudável é o caminho natural de quem quer contribuir para o alcance de um desenvolvimento realmente sustentável. A partir disso, foi realizado um trabalho com o objetivo de incutir nos alunos a consciência quanto ao meio em que vivem, apresentar técnicas sustentáveis de produção de hortaliças para reduzir as contaminações nas comunidades locais e propor uma alimentação diária mais saudável, utilizando aulas práticas para facilitar o aprendizado dos conteúdos curriculares, por meio da implantação de uma horta escolar baseada em princípios agroecológicos e sustentáveis. Para tanto, foi cultivada, com participação direta dos alunos, uma horta na Escola Estadual de Pedreiras, Distrito de Pedra Azul, Domingos Martins-ES, seguindo princípios da agroecologia e utilizando resíduos gerados na cozinha da escola, de forma que os conteúdos das disciplinas Ciências e Matemática fossem integrados ao processo. Após o cultivo e a colheita da horta, foi realizada uma pesquisa descritiva de levantamento com os alunos envolvidos, por meio de questionários respondidos individualmente. Pôde-se concluir que: as aulas práticas aumentaram de forma marcante a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos e temas abordados, sendo mais efetivas quando o assunto fazia parte de sua vida cotidiana; os temas discutidos geraram a proposição de ações mais sustentáveis, no sentido de modificar o cotidiano para que se alcance melhor qualidade de vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.