HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL: INTEGRAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Keywords:
Ciências, Matemática, Interdisciplinaridade, Qualidade de vida.Abstract
A agricultura convencional se baseia na utilização de agrotóxicos, os quais podem causar grande dano ao ambiente e às pessoas, quando mal utilizados. Aliar a preservação do meio ambiente a uma alimentação mais saudável é o caminho natural de quem quer contribuir para o alcance de um desenvolvimento realmente sustentável. A partir disso, foi realizado um trabalho com o objetivo de incutir nos alunos a consciência quanto ao meio em que vivem, apresentar técnicas sustentáveis de produção de hortaliças para reduzir as contaminações nas comunidades locais e propor uma alimentação diária mais saudável, utilizando aulas práticas para facilitar o aprendizado dos conteúdos curriculares, por meio da implantação de uma horta escolar baseada em princípios agroecológicos e sustentáveis. Para tanto, foi cultivada, com participação direta dos alunos, uma horta na Escola Estadual de Pedreiras, Distrito de Pedra Azul, Domingos Martins-ES, seguindo princípios da agroecologia e utilizando resíduos gerados na cozinha da escola, de forma que os conteúdos das disciplinas Ciências e Matemática fossem integrados ao processo. Após o cultivo e a colheita da horta, foi realizada uma pesquisa descritiva de levantamento com os alunos envolvidos, por meio de questionários respondidos individualmente. Pôde-se concluir que: as aulas práticas aumentaram de forma marcante a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos e temas abordados, sendo mais efetivas quando o assunto fazia parte de sua vida cotidiana; os temas discutidos geraram a proposição de ações mais sustentáveis, no sentido de modificar o cotidiano para que se alcance melhor qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.