SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DE SERVIDORES DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO SERRANA DO ESPÍRITO SANTO
Palabras clave:
Satisfação de servidores., Administração pública., Serviço público., Teoria de Herzberg., Motivação.Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos servidores públicos e efetivos atuantes no setor administrativo da sede de uma prefeitura municipal da Região Serrana do Espírito Santo, quanto aos fatores higiênicos (extrínsecos) e motivacionais (intrínsecos) presentes no ambiente de trabalho, com base na teoria desenvolvida por Frederick Herzberg, conhecida como a Teoria dos dois fatores. O estudo contou com as informações disponibilizadas por 35 pessoas por meio de questionário, contendo dez questões de múltipla escolha. Verificou-se como principais resultados que a maioria dos fatores analisados tais como: instalações físicas, relacionamento entre os servidores, estabilidade, trabalho executado, realização e autonomia obtiveram respostas positivas. Entretanto, itens como remuneração, estilo de liderança, reconhecimento e plano de carreira, considerados importantes, não vêm atendendo de forma satisfatória aos servidores. Daí propor maior atenção por parte da instituição em questão, quanto a esses itens, bem como preservar a boa índole dos que foram bem avaliados com o intuito de manter seus funcionários motivados, na busca pela melhoria contínua da qualidade pelos serviços prestados à população.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.