A EDUCAÇÃO ESCOLAR DO SURDO

Autores/as

  • Rosimar de Jesus Souza Sepulchro Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Escola., Inclusão., Libras., Surdez

Resumen

O presente artigo apresenta como tema: “A educação escolar do surdo” fazendo-se necessário aprofundamento teórico para fundamentar a pesquisa e interligar teoria/prática para melhor compreensão do tema proposto. Conhecer a história de surdos proporciona e adiciona conhecimentos, auxiliando na reflexão e questionamentos dos variados acontecimentos relacionados com a educação em épocas passadas e atuais, como se pode apresentar a problematização para a referida pesquisa: por que atualmente apesar de se ter uma política de inclusão, o deficiente continua excluído? Acredita-se que a história da educação de surdos pode ser analisada e compreendida, mesmo observando momentos históricos caracterizados por mudanças, turbulências e crises, mas também de surgimento de oportunidades, sendo possível notar a sua evolução apesar de vários impactos marcantes.
Para desenvolver a referida pesquisa, faz-se necessário apresentar o objetivo propostos a partir do tema, tendo como Objetivo: - Buscar conhecimentos dos fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da Educação Especial Inclusiva, principalmente a de Surdos para que seja possível identificar a língua de sinais, seus espaços, sua possibilidade da emergência de posições didáticas e sua percepção como língua de um povo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosimar de Jesus Souza Sepulchro, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestrando pela Universidade Autonoma de Assunção- Assunción- Py; Professora contrata em designação temporária da SEDU ES; Especialista em: Educação Infantil, Anos Iniciais, e Libras, Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Superior de Afonso Claudio; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz.

Publicado

12-05-22

Número

Sección

Artigos