AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADAS COMO POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

  • Milena Gomes Dias Duarte Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Sabrina Casagrande Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Taiane Firmino Deonizio Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Agnes Cristina Lang Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Sirlene Maria Ferreira Augusto Mazzocco Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s), Educação, Potencialidade Pedagógicas.

Resumen

Este artigo apresenta a utilização das potencialidades pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação em ambiente escolar, tendo como objetivo demonstrar de que maneira as TIC’s podem ser utilizadas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem, de acordo com Oliveira e Moura (2015). Constatando sua importância neste processo através de um contexto histórico que discorre desde a era das cavernas até os dias atuais. As tecnologias estão presentes no cotidiano desde sua implantação, contribuindo para a ampliação e construção dos novos conceitos de aprendizagem, segundo Kenski (2012). Demonstrando as potencialidades que fornecem como recursos didáticos o acréscimo dos conhecimentos, como também as metodologias que podem ser usadas pelos educadores na mediação para aplicação dos conteúdos, levando para a sala de aula equipamentos tecnológicos que facilitem sua atuação e o desempenho do aluno. Na atualidade a escola exerce o papel significativo de transformar seu espaço em um ambiente que possibilite ao educando aprender ativamente, desenvolver a proatividade e a construir conhecimentos através das trocas interativas, tornando perceptível sua possibilidade de fazer a sociedade compreender a amplitude do mundo. Exibindo os dados resultantes da pesquisa de campo feita nas escolas e sua relação com a teoria vista de maneira a expor os resultados obtidos a respeito das TIC’s e seu uso no processo educacional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Milena Gomes Dias Duarte, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Graduada em Pedagogia – FAVENI/ES;

  • Sabrina Casagrande, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Graduada em Pedagogia – FAVENI/ES;

  • Taiane Firmino Deonizio, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Graduada em Pedagogia – FAVENI/ES;

  • Agnes Cristina Lang, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Professora, Mestre em Museologia – FAVENI/ES;

  • Sirlene Maria Ferreira Augusto Mazzocco, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Professora, Especialista em Educação – FAVENI/ES

Publicado

12-05-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADAS COMO POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 5(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/193