AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADAS COMO POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Keywords:
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s), Educação, Potencialidade Pedagógicas.Abstract
Este artigo apresenta a utilização das potencialidades pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação em ambiente escolar, tendo como objetivo demonstrar de que maneira as TIC’s podem ser utilizadas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem, de acordo com Oliveira e Moura (2015). Constatando sua importância neste processo através de um contexto histórico que discorre desde a era das cavernas até os dias atuais. As tecnologias estão presentes no cotidiano desde sua implantação, contribuindo para a ampliação e construção dos novos conceitos de aprendizagem, segundo Kenski (2012). Demonstrando as potencialidades que fornecem como recursos didáticos o acréscimo dos conhecimentos, como também as metodologias que podem ser usadas pelos educadores na mediação para aplicação dos conteúdos, levando para a sala de aula equipamentos tecnológicos que facilitem sua atuação e o desempenho do aluno. Na atualidade a escola exerce o papel significativo de transformar seu espaço em um ambiente que possibilite ao educando aprender ativamente, desenvolver a proatividade e a construir conhecimentos através das trocas interativas, tornando perceptível sua possibilidade de fazer a sociedade compreender a amplitude do mundo. Exibindo os dados resultantes da pesquisa de campo feita nas escolas e sua relação com a teoria vista de maneira a expor os resultados obtidos a respeito das TIC’s e seu uso no processo educacional.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.