A CRIANÇA COM SÍNDROME DE CORNÉLIA DE LANGE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores/as

  • Maycon de Oliveira Perovano Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Síndrome., Cornélia de Lange., Educação Especial e Inclusiva., Vigotski.

Resumen

Com este texto pretendemos contribuir para o campo educacional trazendo a conhecimento e atualização a síndrome Cornélia de Lange, uma síndrome rara que surge por causa de alterações genéticas. Pretendemos alcançar àqueles que buscam em sua práxis, compreender as necessidades de cada aluno - sobre tudo os que são público alvo da educação especial, ampliar as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento destes. Não nos restringimos apenas à área da educação especial e inclusiva, mas almejamos que o presente texto possa ser um balizador às áreas de conhecimento educacional assim como aos projetos interdisciplinares e outras atividades. Neste sentido, esse texto procura descrever as primeiras aproximações da pesquisa de mestrado (ainda em andamento) cujo objetivo geral é investigar o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de uma criança com síndrome de Cornélia de Lange na educação infantil. A pesquisa referida usa como metodologia o estudo de caso do tipo etnográfico, apoiado em André (2015); Gil (1995); Moreira, Caleffe (2008); Michel (2009); e Sarmento (2011); Como procedimentos, optamos por realizar pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas, observações participantes, registros fotográficos e fílmicos. A Pesquisa de campo está sendo desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Vitória/ES. Para uma fundamentação teórica e posterior análise dos dados, nos apoiamos nos pressupostos de Vigotski (2003; 2014; 2016; 2018) e seus interlocutores, depreendendo alguns de seus conceitos (brincar, funções psicológicas superiores, internalização, mediação; relações interpessoais e zona de desenvolvimento iminente), para que tenhamos clareza ao discutir alguns apontamentos da prática escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maycon de Oliveira Perovano, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; Bolsista CAPES CNPq; Professor efetivo da prefeitura municipal de Cariacica-Es;; Especialista em: Educação Infantil e Anos Iniciais, e Tecnologia Educacional pela Faculdade Luso Capixaba; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

11-05-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A CRIANÇA COM SÍNDROME DE CORNÉLIA DE LANGE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(ESPECIAL). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/186