A CRIANÇA COM SÍNDROME DE CORNÉLIA DE LANGE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Palabras clave:
Síndrome., Cornélia de Lange., Educação Especial e Inclusiva., Vigotski.Resumen
Com este texto pretendemos contribuir para o campo educacional trazendo a conhecimento e atualização a síndrome Cornélia de Lange, uma síndrome rara que surge por causa de alterações genéticas. Pretendemos alcançar àqueles que buscam em sua práxis, compreender as necessidades de cada aluno - sobre tudo os que são público alvo da educação especial, ampliar as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento destes. Não nos restringimos apenas à área da educação especial e inclusiva, mas almejamos que o presente texto possa ser um balizador às áreas de conhecimento educacional assim como aos projetos interdisciplinares e outras atividades. Neste sentido, esse texto procura descrever as primeiras aproximações da pesquisa de mestrado (ainda em andamento) cujo objetivo geral é investigar o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de uma criança com síndrome de Cornélia de Lange na educação infantil. A pesquisa referida usa como metodologia o estudo de caso do tipo etnográfico, apoiado em André (2015); Gil (1995); Moreira, Caleffe (2008); Michel (2009); e Sarmento (2011); Como procedimentos, optamos por realizar pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas, observações participantes, registros fotográficos e fílmicos. A Pesquisa de campo está sendo desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Vitória/ES. Para uma fundamentação teórica e posterior análise dos dados, nos apoiamos nos pressupostos de Vigotski (2003; 2014; 2016; 2018) e seus interlocutores, depreendendo alguns de seus conceitos (brincar, funções psicológicas superiores, internalização, mediação; relações interpessoais e zona de desenvolvimento iminente), para que tenhamos clareza ao discutir alguns apontamentos da prática escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.