A CRIANÇA COM SÍNDROME DE CORNÉLIA DE LANGE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Palavras-chave:
Síndrome., Cornélia de Lange., Educação Especial e Inclusiva., Vigotski.Resumo
Com este texto pretendemos contribuir para o campo educacional trazendo a conhecimento e atualização a síndrome Cornélia de Lange, uma síndrome rara que surge por causa de alterações genéticas. Pretendemos alcançar àqueles que buscam em sua práxis, compreender as necessidades de cada aluno - sobre tudo os que são público alvo da educação especial, ampliar as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento destes. Não nos restringimos apenas à área da educação especial e inclusiva, mas almejamos que o presente texto possa ser um balizador às áreas de conhecimento educacional assim como aos projetos interdisciplinares e outras atividades. Neste sentido, esse texto procura descrever as primeiras aproximações da pesquisa de mestrado (ainda em andamento) cujo objetivo geral é investigar o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de uma criança com síndrome de Cornélia de Lange na educação infantil. A pesquisa referida usa como metodologia o estudo de caso do tipo etnográfico, apoiado em André (2015); Gil (1995); Moreira, Caleffe (2008); Michel (2009); e Sarmento (2011); Como procedimentos, optamos por realizar pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas, observações participantes, registros fotográficos e fílmicos. A Pesquisa de campo está sendo desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Vitória/ES. Para uma fundamentação teórica e posterior análise dos dados, nos apoiamos nos pressupostos de Vigotski (2003; 2014; 2016; 2018) e seus interlocutores, depreendendo alguns de seus conceitos (brincar, funções psicológicas superiores, internalização, mediação; relações interpessoais e zona de desenvolvimento iminente), para que tenhamos clareza ao discutir alguns apontamentos da prática escolar.
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