APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÕES INTRODUTÓRIAS

Autores/as

  • Diego Peterle Guisso Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Laisi Bellon Cesconetto Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Solange Aparecida Mauro Fioresi Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Angela Maria Leite Peizini Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas., Metodologia., Ensino Superior.

Resumen

Este texto visa discutir as características da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), sobretudo sobre sua aplicação no Ensino Superior. Esse método tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para os desafios do mundo do trabalho. Trazemos informações sobre o desenvolvimento histórico e os pressupostos teóricos do método, além de sua abordagens e possibilidades de aplicação. A Aprendizagem Baseada em Problemas, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, estimula o estudo individual e é centrada no aluno, que se torna o principal responsável por seu aprendizado. É uma das abordagens pedagógicas que se apresentam como potencializadoras da formação dos profissionais demandados pela sociedade atual.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Diego Peterle Guisso, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestrando em Estratégia e Governança Pública e Privada (FUCAPE), Bacharel em Engenharia Civil (UNIVIX), coordenador do curso de Engenharia Civil da Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. E-mail: diegoguisso@gmail.com.

  • Laisi Bellon Cesconetto, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutoranda , Mestre , bacharel em , coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. E-mail .

  • Solange Aparecida Mauro Fioresi, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Especialista em Estratégias e Saúde da Família (UFES), Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia (UFES), coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. E-mail: sol.langeamf@gmail.com.

  • Angela Maria Leite Peizini, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutoranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI-UnB), Mestre em Educação (PPGE-UFES), licenciada em Pedagogia (FUNPAC), coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. E-mail: angelapeizini@yahoo.com.br.

Publicado

06-05-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÕES INTRODUTÓRIAS. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(3). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/156