A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
Palabras clave:
Autismo., Educação Inclusiva., Práticas pedagógicas.Resumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre o desafio da inclusão escolar de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, matriculada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tecendo reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas neste processo. Tem como objetivo identificar as metodologias de ensino utilizadas e verificar em que aspectos essas metodologias auxiliaram no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para tal, acompanhamos uma aluna com autismo matriculada no ensino fundamental do município de Vitória. Utilizou-se como estratégia metodológica o estudo de caso de cunho qualitativo e descritivo, embasado teoricamente nos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e colaboradores. Para coleta de dados, foram realizados registros e relatórios semanais das observações diretas, relatando o cotidiano da aluna estudada e os aspectos do seu desenvolvimento. Como resultados desse estudo, destacamos a importância de adequar as práticas pedagógicas à subjetividade dos sujeitos matriculados na escola comum e a relevância da formação continuada para os profissionais da educação que promovem a inclusão escolar do sujeito com autismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.