A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Jussimara Coelho de Souza Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Autismo., Educação Inclusiva., Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o desafio da inclusão escolar de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, matriculada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tecendo reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas neste processo. Tem como objetivo identificar as metodologias de ensino utilizadas e verificar em que aspectos essas metodologias auxiliaram no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para tal, acompanhamos uma aluna com autismo matriculada no ensino fundamental do município de Vitória. Utilizou-se como estratégia metodológica o estudo de caso de cunho qualitativo e descritivo, embasado teoricamente nos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e colaboradores. Para coleta de dados, foram realizados registros e relatórios semanais das observações diretas, relatando o cotidiano da aluna estudada e os aspectos do seu desenvolvimento. Como resultados desse estudo, destacamos a importância de adequar as práticas pedagógicas à subjetividade dos sujeitos matriculados na escola comum e a relevância da formação continuada para os profissionais da educação que promovem a inclusão escolar do sujeito com autismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jussimara Coelho de Souza, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em Pedagogia pela faculdade Multivix-Cariacica, Campo Grande, Cariacica - ES, 29146-480, Brasil, Email: jussimaracoelho@outlook.com.

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutorando e mestre em Educação (PPGE/UFES). Especialista em Educação Inclusiva e em Gestão Escolar Integrada. Licenciado em Ciências Biológicas (UFES). Professor do curso de pedagogia da Faculdade Multivix-Cariacica, Campo Grande, Cariacica - ES, 29146-480, Brasil, Email: michellpedruzzi@gmail.com.

Downloads

Publicado

06-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/150