ADENOVIRUS INFECTION: DIAGNOSIS BASED ON RAPID TESTS
Palabras clave:
Adenovírus, Teste rápido, Diagnóstico.Resumen
Os adenovírus humanos (HAdVs) são agentes significativos que causam infecções graves em crianças e pacientes imunocomprometidos. Manifestações clínicas como gastroenterite, cistite, hepatite, ceratoconjuntivite, meningoencefalite e miocardite também foram relacionadas a esses vírus. Os estudos epidemiológicos de infecções por adenovírus apresentam limitações devido à incidência relativamente alta de resultados duvidosos e inconclusivos obtidos a partir dos testes atualmente disponíveis. Ensaios de imunofluorescência direta (IFD) e ensaio de imunoadsorção enzimática (ELISA) são técnicas que não são particularmente sensíveis para o diagnóstico de infecções por adenovírus, em comparação com métodos de cultura celular e diagnóstico molecular. O isolamento de vírus em culturas de células é um método sensível para detecção de adenovírus, mas esse método é caro e demorado, levando vários dias para realizar o isolamento. Como alguns sorotipos de adenovírus são difíceis de cultivar, para maximizar a sensibilidade, o vírus deve ser cultivado em pelo menos duas ou três linhas celulares diferentes. A saída dos resultados da cultura fica imediatamente disponível para o clínico e é impraticável para estudos com um grande número de amostras clínicas. O diagnóstico molecular é uma ferramenta relativamente rápida e sensível, permitindo o diagnóstico laboratorial direto na amostra clínica. Dependendo da região do DNA amplificada por PCR, é possível distinguir entre espécies e sorotipos. No entanto, essa técnica ainda é cara e requer uma equipe especializada de técnicos para realizá-la. Portanto, permanece relativamente inacessível. O melhor teste imunocromatográfico a ser feito é aquele que pode detectar adenovirus na amostra com alta sensibilidade proporcionado pelos diferentes tipos de interação com antígeno hexon.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.