USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Authors

  • Cecilia Luzia Belardt Gonoring Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Silvia Ramer Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Wanderson de Paula Pinto Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Keywords:

Educação Matemática, Capacitação de professores, Softwares

Abstract

Este artigo apresenta uma análise de dados a respeito da formação dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, quanto ao uso das novas tecnologias no ensino da Matemática.  Este trabalho foi desenvolvido na Região Central Serrana do Espírito Santo, com 74 professores de 26 escolas. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados com professores da rede estadual, municipal e particular. A análise de dados fundamentou-se nos estudos de Boeri (2013), Orlovski (2014), Simon (2007), Siqueira (2013), Oliveira Neto (2018) e Figueiredo e Rodrigues (2020) que abordam uma reflexão da importância da formação do professor para trabalhar com softwares matemáticos na sua prática. Este estudo revela que as experiências vivenciadas durante a formação inicial ou continuada facilitam a inserção desses recursos para o ensino e aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cecilia Luzia Belardt Gonoring, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio: Matemática na Prática- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),

  • Silvia Ramer, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Especialista em Educação Matemática- MULTIVIX,

  • Wanderson de Paula Pinto, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Professor da FARESE, Rua Jequitibá, 121 – Centro, Santa Maria de Jetibá – ES – Brasil – CEP 29645-000

Published

23-01-23

How to Cite

USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. (2023). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 7. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/885