USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Palavras-chave:
Educação Matemática, Capacitação de professores, SoftwaresResumo
Este artigo apresenta uma análise de dados a respeito da formação dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, quanto ao uso das novas tecnologias no ensino da Matemática. Este trabalho foi desenvolvido na Região Central Serrana do Espírito Santo, com 74 professores de 26 escolas. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados com professores da rede estadual, municipal e particular. A análise de dados fundamentou-se nos estudos de Boeri (2013), Orlovski (2014), Simon (2007), Siqueira (2013), Oliveira Neto (2018) e Figueiredo e Rodrigues (2020) que abordam uma reflexão da importância da formação do professor para trabalhar com softwares matemáticos na sua prática. Este estudo revela que as experiências vivenciadas durante a formação inicial ou continuada facilitam a inserção desses recursos para o ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.