FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA

Authors

  • Daniela Miron Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Kelly Brambilla Kolano Nicolau Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Keywords:

Autismo., Formação., Inclusão., Práticas.

Abstract

O Autismo (Transtorno do Espectro Autista - TEA) é caracterizado por dificuldades significativas na comunicação e na interação social desde os primeiros anos de vida. Sua predominância ocorre em pessoas do sexo masculino, e pode apresentar os primeiros sintomas a partir dos primeiros meses de vida. Procurando retratar sobre os desafios encontrados na formação docente e no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, e relacionados com a inclusão dos mesmos na rede regular de ensino, o presente artigo tem como objetivo analisar a importância da formação e da própria didática do docente no processo de desenvolvimento deste discente. A metodologia utilizada para a elaboração desse trabalho insere-se na modalidade quantitativa e qualitativa, onde o ponto de partida dessa temática é a destinação de questionários aos docentes da rede regular de ensino com questões abertas por meio de amostragem, na qual participam professores que lecionam ou lecionaram com alunos com TEA. Os resultados apontam uma grande dificuldade do docente proporcionar um ensino inclusivo de qualidade, decorrente do déficit existente na formação do mesmo. Desta forma, pretendemos analisar de que forma o docente promove um ensino inclusivo e de qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Daniela Miron, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Pós Graduanda em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Futura; E-mail: daniverde@hotmail.com.br. Endereço: R. Timbiras, 220 – São Cosme, Votuporanga – SP, 15504-030. ;

  • Kelly Brambilla Kolano Nicolau, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Docente da Faculdade Futura, E-mail: kellykolanokaio@gmai.com. Endereço: R. 7 de Setembro, 1250 – Centro, Magda – SP, 15310-000.

Published

12-05-22

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 5(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/192