O ESPETÁCULO DAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES SOBRE NUTRIÇÃO E SAÚDE VEICULADAS PELO INSTAGRAM
Keywords:
Instagram., Alimentação., Saúde., Nutrição., publicidade.Abstract
O Instagram foi criado em outubro de 2010 e é a rede social online mais utilizada no mundo para compartilhar imagens e vídeos, sendo assim ideal para o mercado voltado para a área de alimentação e nutrição. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo publicado por contas do Instagram que tratava sobre “hábitos de vida saudável”, veiculando informações sobre alimentação e/ ou nutrição, e investigar se estas informações convergem ou divergem da literatura científica. A coleta e análise dos dados foi realizada em um período de quatro meses (de dezembro de 2017 a março de 2018) utilizando-se da rede social de compartilhamento de fotos Instagram. Os resultados mostraram que ao mesmo tempo em que havia muitas informações disponíveis, também permeavam dúvidas quanto à veracidade dos conteúdos sobre alimentação veiculados nas diferentes mídias. Os dados indicaram que 71,1% (n=64) das postagens analisadas mostraram-se em concordância com bases científicas e 28,9% (n=26) apresentaram conteúdo carente de sustentação técnica. Verificou-se que as publicações com a presença de publicidade apresentaram maior carência de respaldo científico. O mesmo foi observado nas contas de não profissionais da área da saúde, cujas publicações geralmente são acompanhadas de publicidade. Portanto, a rede social Instagram veicula informações a respeito de alimentação e nutrição que, infelizmente, nem sempre são verdadeiras e respaldadas em base científica, podendo influenciar negativamente na formação de conhecimento pelo público em geral.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.