O ESPETÁCULO DAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES SOBRE NUTRIÇÃO E SAÚDE VEICULADAS PELO INSTAGRAM
Palavras-chave:
Instagram., Alimentação., Saúde., Nutrição., publicidade.Resumo
O Instagram foi criado em outubro de 2010 e é a rede social online mais utilizada no mundo para compartilhar imagens e vídeos, sendo assim ideal para o mercado voltado para a área de alimentação e nutrição. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo publicado por contas do Instagram que tratava sobre “hábitos de vida saudável”, veiculando informações sobre alimentação e/ ou nutrição, e investigar se estas informações convergem ou divergem da literatura científica. A coleta e análise dos dados foi realizada em um período de quatro meses (de dezembro de 2017 a março de 2018) utilizando-se da rede social de compartilhamento de fotos Instagram. Os resultados mostraram que ao mesmo tempo em que havia muitas informações disponíveis, também permeavam dúvidas quanto à veracidade dos conteúdos sobre alimentação veiculados nas diferentes mídias. Os dados indicaram que 71,1% (n=64) das postagens analisadas mostraram-se em concordância com bases científicas e 28,9% (n=26) apresentaram conteúdo carente de sustentação técnica. Verificou-se que as publicações com a presença de publicidade apresentaram maior carência de respaldo científico. O mesmo foi observado nas contas de não profissionais da área da saúde, cujas publicações geralmente são acompanhadas de publicidade. Portanto, a rede social Instagram veicula informações a respeito de alimentação e nutrição que, infelizmente, nem sempre são verdadeiras e respaldadas em base científica, podendo influenciar negativamente na formação de conhecimento pelo público em geral.
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