ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PRÁTICAS?

Autores

  • Débora Gabriela de Lima Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Rafaela dos Santos Mendes Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação Infantil., Alfabetização. Educação Infantil, Letramento.

Resumo

Embora a alfabetização aconteça tradicionalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, cabe trazer à tona este tema que discute a realidade de algumas escolas, turmas, professores, alunos e famílias . Empenhamo nos em apresentar as diferentes visões sobre a alfabetização, não apenas teoricamente, buscamos saber como se dá esse processo nas escolas de educação infantil, como os pais se colocam a respeito do assunto e como os professores se veem nesse contexto. Ressalt amos que o objetivo do presente estudo não é defender a alfabetização precoce, mas problematizar o tema. Nesse sentido, busca se investigar se/como a alfabetização pode estar presente na educação infantil. Para atingir os objetivos propostos utilizamos a pesquisa exploratória, assim, realizamos entrevistas com pais e professores em diferentes vivências, com o propósit o de se entender essa realidade. Como resultados desse estudo salienta se que tanto os responsáveis legais pelos alunos quanto as professoras entrevistadas, foram unânimes em dizer que a alfabetização ocorre antes do ensino fundamental em diversos espaços e que os atos de ler e escrever devem ser instigados aos alunos da educação infantil, porém ressaltam sempre que a prática não deve se dar de forma obrigatória às crianças e sim de maneira prazerosa e lúdica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Gabriela de Lima, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em pedagogia pela faculdade Multivix ES. E mail: debora gabriela@hotmail.com ;

  • Rafaela dos Santos Mendes, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em pedagogia pela faculdade Multivix ES. E mail: rafaelamendes486@gmail.com;

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Professor do curso de pedagogia da faculdade Multivix ES. Doutorando em Educação PPGE UFES. Mestre em Educação PPGE UFES. Especialista em Educação Inclusiva. Pesquisador do GEPEI UFES. Endereço: R. Treze de Maio, 40 Campo Grande, Cariacica ES, 29146 480. Email mi chellpedruzzi@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

27-04-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PRÁTICAS?. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 3(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/85