INCLUSÃO DE UM JOVEM COM A SÍNDROME DE KLINEFELTER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Inclusão escolar., Síndrome de Klinefelter., Educação de Jovens e Adultos., Deficiência intelectual.

Resumo

Este estudo objetiva compreender, sob a perspectiva sócio-histórica, o processo de inclusão escolar, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, de um jovem que apresenta a síndrome de Klinefelter, entendendo que os outros sujeitos do processo medeiam a aquisição das funções psicológicas superiores dos sujeitos com deficiência intelectual. Para tanto, desenvolvemos a metodologia história de vida com um sujeito com a Síndrome de Klinefelter, o Ramon. Elencamos como resultados desse estudo a relevância de práticas pedagógicas que valorizem a autonomia dos sujeitos com síndromes raras e a necessidade de a escola comum reconhecê-los como sujeitos ativos que, além de exercer o convívio social, podem aprender e se desenvolver.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutorando e mestre em Educação (PPGE/UFES). Especialista em Educação Inclusiva e em Gestão Escolar Integrada. Licenciado em Ciências Biológicas (UFES). Licenciado em Pedagogia (Unicesumar). Pesquisador do GEPEI-UFES. Professor do curso de pedagogia e de enfermagem da Faculdade Multivix-Cariacica, Campo Grande, Cariacica - ES, 29146-480, Brasil, E-mail: michellpedruzzi@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

11-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INCLUSÃO DE UM JOVEM COM A SÍNDROME DE KLINEFELTER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(ESPECIAL). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/187