GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMPARTILHADA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: O PROTAGONISMO DO/DA GESTOR/A ESCOLAR

Autores

  • Karla Veruska Azevedo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Gestor escolar., Gestão democrática., Inclusão escolar.

Resumo

Este trabalho é um primeiro registro da proposta de pesquisa do Estágio em Pós-doutoramento e consiste em reflexões acerca do papel do gestor escolar frente a duas temáticas que na atual conjuntura social, econômica e política do País encontram-se em risco: a gestão escolar democrática e compartilhada e a educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Os objetivos relacionados à pesquisa bibliográfica desenvolvida evidenciam, a priori: a relevância do gestor escolar eleito pelo voto direto nas escolas municipais de Vitória/ES, partindo do pressuposto de uma gestão democrática e compartilhada; as premissas e fragilidades para a constituição de um ambiente educacional na perspectiva inclusiva; e o protagonismo do gestor escolar frente a estas duas temáticas.

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Biografia do Autor

  • Karla Veruska Azevedo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Pós Doutoranda, Doutora e Mestra em Educação pelo PPGE/UFES; Especialista em Gestão Pública Municipal pelo IFES; Especialista em Educação pela UFES e Graduada em Pedagogia pela UFES. Professora da Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB. Professora de Educação Básica da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, karla.veruska.azevedo@gmail.com.

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Publicado

11-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMPARTILHADA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: O PROTAGONISMO DO/DA GESTOR/A ESCOLAR. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(ESPECIAL). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/182