SUSTAINABLE ADEQUACY NEEDS FOR SMALL COFFEE FARMS IN THE MOUNTAIN OF ESPÍRITO SANTO STATE, BRAZIL
Palavras-chave:
Cafeicultura arábica, Indicadores Econômicos e Socioambientais, Desenvolvimento Sustentável.Resumo
As propriedades de café da região de montanha ainda concentram sua produção em cafés de baixa qualidade, necessitando incentivar princípios de desenvolvimento sustentável com padrões nos três eixos para permitir maior permanência do homem no campo e a melhoria da qualidade de vida. Esta pesquisa teve como objetivo gerar um benchmark para a adequação sustentável de propriedades rurais nos municípios de Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, Brasil. A pesquisa foi realizada em condições de campo, em seis propriedades, em diferentes altitudes e comunidades, de dois municípios do Estado do Espírito Santo, Brasil. As avaliações foram feitas nos eixos econômico, ambiental e social da sustentabilidade de acordo com o Sistema de Avaliação dos Padrões de Sustentabilidade do Café. As pequenas propriedades cafeeiras apresentaram nível de adequação intermediário na utilização dos padrões de sustentabilidade. Diferentes métodos de intervenção devem ser realizados para adequar as propriedades aos princípios sustentáveis, principalmente relacionados aos padrões econômicos. O eixo social foi o mais ajustado aos padrões, principalmente quanto à utilização de mão de obra familiar. O eixo ambiental necessita de mais ajustes nos itens de formação e qualificação. As ações de intervenção poderão ser oferecidas por meio de assistência técnica aos agricultores, respeitando os valores familiares do proprietário e suas restrições culturais e econômicas, para atender às particularidades de cada propriedade. Esta pesquisa contribui apontando os principais gargalos para as necessárias adaptações econômicas, sociais e ambientais das propriedades rurais nos municípios amostrados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.