QUALIDADE FISIOLÓGICA E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.) COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS – BA
Palavras-chave:
Armazenamento;, Germinação;, Viabilidade.Resumo
O milho possui grande valor nutricional, econômico, social e cultural. Possui cultivares adaptadas a diferentes regiões, que somado ao manejo garante maior produtividade. No Recôncavo, a cultura possui grande valor social, sua produção é quase totalmente consumida na propriedade. Utiliza-se pouca tecnificação e sementes oriunda de uma safra para ser semeada na seguinte. Face a esse cenário, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade física, fisiológica e de armazenamento de lotes de sementes produzidas e comercializadas em Cruz das Almas-Ba, com ênfase na qualidade do armazenamento que essas sementes recebem. Inicialmente realizou-se o levantamento de uma amostra representativa de produtores e comercializadores locais de sementes, com a aplicação de um questionário que visa caracterizar como foram armazenadas as sementes. Em laboratório, foram realizados os testes físicos e fisiológicos que estão prescritos na Regras de Análise Sementes. A análise estática foi realizada utilizando o Software Estatístico R e Microsoft Office Excel. Constatou-se que os lotes 2 e 4 estão impossibilitados de serem comercializados por não atenderem os critérios mínimos de sementes puras recomendado pelo MAPA. O lote 5 estava acima da porcentagem de umidade ideal para armazenamento. E por fim, através do teste de germinação e teste de frio evidenciou-se que os lotes 1 e 5 são de baixo vigor, sendo recomendado o plantio dos lotes 3 e uma adequação dos lotes 2 e 4 que em campo atenderiam com mais segurança as necessidades dos agricultores. Conclui-se, portanto, que o armazenamento de forma adequada possibilita a manutenção da viabilidade do lote por maior período.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.