NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER EM INDIVÍDUOS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO

Autores/as

  • Flávio Fontes Fraga Instituto Federal de Ciências e Tecnologias de Sergipe

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva, Interação Social

Resumen

O autismo é um transtorno neurológico que afeta a comunicação e interação social e vem sendo alvo de estudos desde 1943, quando o primeiro caso foi descrito. O estudo investiga como a Neuropsicopedagogia e a Educação Inclusiva podem minimizar os efeitos do autismo e destaca o papel crucial do professor, escola e família nesse processo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, buscando autores consistentes e confiáveis. Desse modo, o trabalho foi embasado através de publicações em livros, artigos científicos, sites e monografias. A Neuropsicopedagogia é uma abordagem interdisciplinar que considera aspectos cognitivos e comportamentais, sendo essencial para a compreensão e atendimento das necessidades educacionais de indivíduos com autismo. O professor deve adaptar métodos de ensino, trabalhar com profissionais de apoio e atuar em um ambiente colaborativo. A escola deve promover um ambiente inclusivo e oferecer recursos, enquanto a família complementa o aprendizado em casa, oferecendo suporte emocional e ambiente seguro. Em conclusão, o estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem colaborativa para proporcionar uma educação inclusiva e significativa para indivíduos com autismo, aprimorando seu desenvolvimento acadêmico e social.

 

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Publicado

01-07-24